sábado, 15 de junho de 2019

Gestão da Sala de Aula - Celso Vasconcellos


A partir de entrevista com o professor Celso Vasconcelos sobre o tema Gestão da Sala de aula pode-se detectar que, para o desenvolvimento de um bom trabalho docente é necessário:
  • trabalho com conhecimento: o professor deve apropriar do saber, ou seja, ter domínio sobre o conhecimento científico que irá repassar;
  • organização da coletividade: promoção da disciplina através de combinações com os alunos, melhorando, assim, a convivência entre todos;
  • relação interpessoal: o professor deve procurar conhecer sua a turma, para, então, desenvolver propostos de ensino adequadas aqueles sujeitos.
É importante ressaltar o papel da disciplina dentro da sala de aula, pois ela possibilita um ambiente melhor, mais organizado e agradável favorecendo a aprendizagem. O que ocorre, muitas vezes, tanto com alunos como com professores, é pensar que ela deve ser imposta, isso é um engano, ela deve ser construída - através de combinações/regras - na relação do professor com o aluno.
O professor Vasconcellos também pontua que a escola deve propor objetivos bem definidos aos alunos, ou seja, todos os envolvidos no processo educacional devem estar cientes sobre quais aspectos serão desenvolvidos ao longo de sua caminhada dentro dessa instituição. Os principais aspectos que a escola deve desenvolver e aperfeiçoar nos alunos são:
  • aprendizagem efetiva: o aluno deve ser capaz de usar os conhecimentos adquiridos no seu cotidiano, ou seja, aplicá-los e não somente reproduzi-los sem saber o que significam;
  • desenvolvimento humano pleno: desenvolver aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros;
  • alegria crítica: o aluno deve sentir-se bem, satisfação em aprender e, também, desenvolver a habilidade de resolver seus problemas em sala de aula e fora dela, na vida.
Ao refletir sobre esses aspectos percebe-se a importância do bom
relacionamento entre professor e aluno, para que o professor possa usar o
conhecimento que possui sobre o aluno para contribuir na sua mudança de
vida.
Por exemplo, se o aluno está em uma condição financeira ruim ou não
tem uma família estruturada, a escola pode representar a única
oportunidade desse sujeito vencer na vida, de vislumbrar outras
possibilidades para si mesmo e o professor é o mediador desse processo.
Portanto, o professor deve incentiva-lo a acreditar em si mesmo e a
compreender o potencial de transformação da escola para a sua vida.
Para concretizar esse objetivo - melhoria de vida - o professor deve, em primeiro lugar verificar se aquele conteúdo que ele deve ensinar é relevante para ele mesmo, se acredita naquilo que vai ensinar aos seus alunos e resgatar o significado daquele conhecimento.
A partir do momento em que o professor aprecia o saber empenha-se em pesquisar, aprofundar e estruturar as informações para, então, definir a melhor metodologia para aquele determinado grupo de alunos e para o conhecimento em questão, pois a escola como um todo deve apresentar-se interessante e desafiadora para os alunos.
O vídeo da entrevista pode ser conferido ao clicar aqui.
Para conhecer melhor o professor Celso Vasconcellos ao clicar aqui.

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