segunda-feira, 17 de junho de 2019

"Apreender é agir"


        Ao analisar o texto Processos de Ensinagem na Universidade - Pressupostos para as estratégias de trabalho, da autora Léa da Graças Camargos Anastasiou encontra-se o termo APREENDER, diferente de APRENDER, pois apreender significa agir, informar-se, apropriar-se, manter-se em movimento, em direção ao conhecimento.
          Este processo ocorre através do estímulo do meio, da relação do sujeito com o conhecimento, em que este assimila mentalmente os conhecimentos disponíveis e os retém na memória mediante estudo. O professor desempenha o papel de mediador entre o aluno e o conhecimento.
       O processo de aquisição do conhecimento é resultado de complexas operações do pensamento, como por exemplo comparação, resumo, observação, classificação, interpretação, crítica, busca de suposições, imaginação, obtenção e organização dos dados, levantamento de hipóteses, aplicação de fatos e princípios a novas situações, decisão, planejamento de projetos e pesquisas.
            É essencial que o professor possa sempre flexibilizar a metodologia, a prática pedagógica e até mesmo a avaliação para contribuir no desenvolvimento dessas operações fazendo com que o aluno construa estratégias e alcance os objetivos traçados para a formação integral do sujeito.

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